Translate

Pesquisar este blog

"Não é nada humilde insistir em ser quem não somos.". (Thomas Merton)"»♥«

«Quaisquer que sejam teus sofrimentos, a vitória sobre eles está no silêncio.»(Abade Pastor) »♥«

sexta-feira, março 2

A Virtude do Amor


Nós falamos tanto de amor e às vezes estamos muito distantes daquilo que realmente é amor.
Nos apegamos a muitos sentimentos e logo confundimos com essa grande virtude.Creio que muitas vezes não somos capazes de amar como deveríamos.
Nós precisamos saber distinguir dentro de uma ótica cristã os dois tipos de amor que estão interligados no nosso coração e assim podermos viver em santidade ou buscando esta santidade.

Para nós cristãos o amor assim se identificam:
Há várias palavras gregas para o Amor que são regularmente referidas nos círculos cristãos:
Ágape - No Novo Testamento, agapē é caridade e amor altruísta e incondicional. É amor paternal e a maneira que Deus ama a humanidade, visto logo na criação do mundo ou na morte de Jesus. Por isso, é visto pelos cristãos como o tipo de amor que os homens têm de aspirar a um ou outro.
Phileo - Também usados na Novo Testamento, Phileo é uma resposta humana a algo que é bom e delicioso. Também conhecida como "amor fraternal".
Duas outras palavras de amor no idioma grego - Eros (amor sexual e amor conjugal) e storge (amor entre a criança e a mãe) nunca foram utilizadas no Novo Testamento.


O amor para nós cristãos deveria ser uma virtude guardada no coração como um tesouro pois assim nos é revelado através da Bíblia e de alguns pensadores dos primórdios da Igreja.
Santo Agostinhonos diz:"Ame a Deus, e faça como tu queres".
Já São Paulo,Apóstolo, em sua carta aos Coríntios escreve um lindo hino sobre o amor:"O amor é paciente, o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento. Não se alegra com a injustiça mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará."(ICor 13,13)
Por que será que Santo Agostinho diz que a única pessoa que pode nos amar é Deus? Santo Agostinho nos ensina a saber amar de verdade quando diz: "o amor dos homens tem muitas falhas, tais como "ciúme, desconfiança, medo, raiva e discórdia." De acordo com este santo, Deus é amor "para alcançar a paz, que é a sua." (do livro: As Confissões de Santo Agostinho).
Que o Deus do AMOR e da PAZ nos ilumine e nos ensine viver este amor com sabedoria.
PAZ E BEM!!!
Tarcísio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário