Translate

Pesquisar este blog

"Não é nada humilde insistir em ser quem não somos.". (Thomas Merton)"»♥«

«Quaisquer que sejam teus sofrimentos, a vitória sobre eles está no silêncio.»(Abade Pastor) »♥«

sexta-feira, agosto 21

Mês Vocacional - Reflexão - Vem e Segue-me!

Ir Manoel OSB

Jesus continua chamando e muitos estão correspondendo a este chamado. Mesmo sendo difícil tomar decisões, renunciar muitas vezes certos confortos, mas muitos jovens se aventuram neste caminho de resposta a Jesus de Nazaré.

Todos somos chamados a vivermos uma vida de um jeito mais radical no seguimento a Jesus. Esse radicalismo se encontra no SIM a vida religiosa, no ministério sacerdotal. Para isso existem mais exigências, mais compromissos e mais dedicação. E para isso existem caminhos de formação, humana e espiritual.

Na verdade muitos jovens se entusiasmam vendo e ouvindo tudo que se relaciona com a vida consagrada e o sacerdócio. O que a realidade é bem diferente do que se vê e do que se escuta. Por isso que muitos até ingressam nas Ordens, Congregações e Institutos, mas depois de um certo tempo desistem de responder a este chamado.

Viver uma vida de comunidade, de renúncia não é fácil. É preciso muita paciência, oração, fé, e propósito de querer de fato, vencer todos os obstáculos e chegar ao fim. Na vida comunitária existem muitas barreiras, dificuldades, e nem sempre o candidato está apto a lidar com essas diferenças. São na realidade muitas provações. É preciso diálogo, compreensão, humildade, porque são muitos que se relacionam num só espaço e cada um pensa diferente, cada um tem suas limitações e defeitos, virtudes e qualidades, e quando se confrontam sempre existem confusões, intrigas etc. E nem todos sabem lidar e por isso desanimam na caminhada.

Ao entrar para um seminário, um convento ou mosteiro, o jovem pensa que tudo é um paraíso, um céu aqui na terra. E sabemos que não é bem assim, sabemos que existem contrariedades, crises vocacionais entre seus membros, e todos precisam caminharem numa mesma direção mesmo pensando ou agindo diferente uns dos outros.

Uma comunidade de formando é uma caixa de surpresa todos os dias. Porque sempre haverá dentro da comunidade alguém que pode reagir diferente dos outros. Haverá sempre alguém que entrará num desconforto diante da comunidade e você que quer responder ao chamado precisa estar atento a estes comportamentos inesperados e saber discernir, escolher, e separar o que é bom para você, para a sua formação. Nunca se envolver com problemas que poderão levar-lhe a um desânimo ou até uma desistência.

Muitos fatores que levam os jovens a desistirem são os grupinhos, as panelinhas que se dividem dentro da comunidade. Muitas vezes isso se torna um caso grave, pois se reúnem um determinado número de jovens querendo destruir um outro grupo, ou um indivíduo. Outro fator prejudicial são as fofocas, isso é um grande mal numa comunidade. Indivíduos que inventam, caluniam e fazem especulações da vida dos outros. São egoístas, mesquinhos, prepotentes, pois pensam em si mesmos, e acham que só eles são os "santinhos" da comunidade, só eles fazem a coisa certa. Despreza o outro, humilha e na maioria das vezes o leva para os reitores, formadores etc.

O chamado de Deus é um chamado onde você deve responder de forma clara, pura, sadia, levando em consideração o caminho de santidade que deverás percorrer respondendo a sua vocação. E ao contrário do que muitos fazem, responder o chamado é ser bom, desde que entra num seminário, num convento, você já deve agir como se fosse um padre, um monge, um religioso, dando sinais, porque a vida inteira você vai sendo aperfeiçoado pela graça de Deus.

Vem e Segue-me! É um convite de Jesus, mas é você quem o responde. Mas aonde você for responder a este chamado, não seja cúmplice da desistência do irmão, da irmã, pelo contrário, ajude-o a vencer as dificuldades da vida comunitária, dos desafios encontrados pelo caminho. Seja fraterno, caridoso, paciente. Não assassine uma semente que está apenas germinando. Mas a adube, regue-a e a faça brotar, assim como você também deseja.

Quantos jovens desistiram no caminho, não porque não tinha vocação, mas porque foram obrigados a desistirem por causa da injustiça, da falta de caridade de outros colegas de comunidade!

Vem e Segue-me! Jesus continua chamando, a decisão é sua!

Fique com Deus!
PAZ E BEM!!
Tarcísio Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário