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sexta-feira, julho 20

A arte da vida interior

Toda a arte é aprendida, cada comércio é ensinado. Há uma arte de viver como há uma arte de amor, e, portanto, uma arte da vida interior. Esta arte tem seus guias. Entre eles, o bem mais precioso é dentro de si mesmo. Não importa o nome que você dá. Você pode, com Agostinho, chame o "mestre interior". Mas deve ser descoberto. Os outros professores não têm nenhuma função além de favorecer o encontro do eu com o supremo Si Mesmo, o mais vivo de estar.

A arte da vida interior é sutil. Ele varia de auto-conhecimento para a iluminação através da ascese, concentração, meditação e oração. Trata-se de aprender sobre a pobreza interior, a renúncia perfeita. Ele flui para o vácuo. Na parte inferior da parte inferior da dimensão interior é um local que a maioria dos homens não visita. Você pode nascer, viver e morrer muito tempo ignorando-o. Você pode jogá-lo, mas acredito que se afasta quando nos aproximamos dele, porque ele sempre é algo a conquistar, aperfeiçoar exceto que ele é o lugar essencial. É o centro da roda permite que este movimento. Este vácuo é assim chamado porque não saberíamos para citar.



O REINO está dentro de você


"Buscai primeiro o reino de Deus." Esta frase de Mateus (6, 33) segue esta em Lucas (17:21): "O reino de Deus está dentro de você." Assim, o cristão é relatado para olhar em primeiro lugar o reino e que está nele. Estes dois textos personificam a vida cristã. É a partir deles que a aventura cristã começa e se desenrola.

Respondendo a este convite, o homem de boa vontade questionar: onde colocar esta "dentro"? Como conseguir isso? Qual é o caminho mais curto para descobrir esse reino? Aquele homem se estende para múltiplas questões e inativos, eis perdido. O importante é começar a trabalhar e obtê-lo. Em primeiro lugar, o pesquisador encontra a sua largura, sente confuso sem ser capaz de circunscrever. Tal visão é justo, porque ela não tem as limitações internas. Ele ceder à vertigem nascido da consciência deste "grande" e será circulando em torno de si, sem ser capaz de penetrar em sua vastidão. "A beleza da filha do rei está dentro", ensina o salmista (Sl 45,14). O reino é a beleza, eo motor de busca, sendo apaixonado por esta beleza que ele ainda não sabe, mas que está nele, vai tomar o caminho do amor. É o caminho mais curto, e este seu amor pode ser gradualmente transformada em conhecimento.

Mas primeiro ele experimenta a sua ignorância é trágico e desesperado: ele observa que não se sabe. Tem, de facto, nenhuma experiência de sua própria realidade. Antes de embarcar em sua jornada para o interior, é importante saber quem ele é.



Se o conhecimento de


O conhecimento se é comparável a uma abertura no sentido musical do termo: é por isso que este conhecimento permeia qualquer outro.

Segundo Platão (Apologia 1,28), "Ele vive verdadeiramente quem não questiona sobre si mesmo." Cristianismo, herdeiro nos primeiros séculos da filosofia grega, dá extrema importância para saber se. É por isso que você vai ver em particular os Padres gregos recomendar a auto-reflexão sobre sua origem e de destino. Daí o termo "cristão socrático", proposto por Etienne Gilso.

Conhecido, é descobrir se a imagem divina dentro do significado do texto de Gênesis: ". Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança" Esta imagem é comparada com uma semente divina infinitamente pequena e frágil. Esta semente é equivalente a uma semente de mostarda ou arroz. Sua função é fazer crescer e dar frutos, como um grão de trigo lançado em um sulco e que deve crescer e dar um aumento.

A vida interior é despertar esta semente para funcionar como uma mulher cobrindo seus ovos. Toda criatura é "mulher", a semente é divina, deve aquecer a fazê-lo chocar: este será o trabalho da vida interior. O que é importante nunca perder o contato com a fonte do seu ser, crescer como uma água viva para beber. Esta semente divina é chamado de "Reino", "pérola", "tesouro". Ela é em parte inferior da base do ser: por isso um aprofundamento necessário.



EXPLORAÇÃO DE INTERIORES


O interior é descoberto como uma terra prometida, deve ir para ele. Além disso, ela vem e vai para a busca e ofereceu ao seu olhar. No caminho interior, não há nenhum ponto de referência. Descubra seria ilusório acreditar. Não há aderência ou sensíveis, ou mental, ou voluntário. Nada : Juan de la Cruz diz. A vida interior é mais uma evolução do que uma aquisição. A fonte é bloqueado, ele deve desobstruir.



A jornada interior, uma viagem solitária de


Em tal uma caminhada, avançaram para o mar aberto, um mar sem fundo que o olho pode distinguir. Não há nenhum traço atrás dele, não via traçada pela frente. No porto de refúgio tranquilo, nem âncora para definir, os laços são quebrados. Você pode sentir o medo de naufrágio. Temos de ultrapassar isso, porque toda a ansiedade faz de você um escravo. Apenas a liberdade, a independência, a confiança na graça causa da transparência: a opacidade desaparece ea água torna-se gradualmente translúcido. A descrição dos caminhos percorridos por outros incentivada. Descobre-se que é companheiros de viagem, e não importa a idade em que viviam. No entanto, ser mantido por eles e evitar a sua experiência seguindo seu próprio caminho. A viagem interior é a de um velejador a solo. Este foi treinado antes de começar sua jornada aventureiro em seu barco tem rotas de navegação. Mas é necessário para lidar com situações imprevistas e de guarda contra os perigos de um simples bom senso e uma intuição clara.



Caminhos diferentes, um objetivo


Então, para quem empreende a viagem interior. Você pode consultar especialistas, desde de livros narrando as explorações semelhantes às suas, mas deve fazer sua própria investigação próprio interior, a solidão pode pesar como um fardo. Na verdade, ela é o preço de sua liberdade e sua fidelidade à sua vocação. A descoberta da vida interior, existem muitas maneiras diferentes como indivíduos. No entanto, os caminhos diferentes levando a um objectivo idêntico. O homem é uma massa compacta, você precisa de fermento. A falta de auto-descobrir esta levedura, ele tem uma tendência a olhar para fora. Isso é um erro pernicioso, que desperdiça tempo, energia e distrai do essencial. Voltar para si mesmo, ou seja, para se viver, viver com nós mesmos, este é o segredo comunicada por homens de luz.

Na vida interior, o homem nunca é abandonado. Fisicamente, pode sucumbir ao cansaço e da solidão, fome, encontrar transeuntes olhando para você e ainda não ajudam. No interior, é suficiente que chorar sua miséria, stripping, para pedir ajuda, rezar: ajuda-lo são mandados embora. O beneficiário desconhece de onde vêm, mas eles estão lá e não vai salvar a prova, mas as armadilhas e perigos. É por isso que o homem exterior pode tesouro por prudência humana, o homem interior recebe sua ração diária de luz, e este é o seu "pão de cada dia".

Pode-se perguntar como ele fica em seu caminho para o seu homem interior. Esta pesquisa atende um anseio por rescisão, beleza, da imortalidade, e também um amor que vive a sua realidade a partir da data indicada em seu espaço sem limites, privado de todos os limites, mais vasto do que o universo. O motor de busca, que, como um novo Columbus, aventura na vida interior, visitar um continente que nunca poderá voltar. As descobertas vai acontecer, e ele vai se admirar, maravilhado maravilhado em. Na verdade, os obstáculos encontros, os testes que são todos os testes passo deve passar, necessariamente, ou começar de novo. Na vida interior, o viajante temporada saltos, de modo que a própria natureza é fiel a um ritmo sazonal. Para ir mais rápido, você precisa deixar a sua bagagem, deslastrarse chegar a uma nudez total, são livres de promover o seu negócio. Daí a necessidade de ascetismo.



Ascetismo: PRELUDE para toda a vida DENTRO


Qualquer pesquisa sobre a vida interna começa e continua através de ascetismo. No ascetismo, o homem interior é condenado a inautenticidade. O ascetismo não é um objetivo, mas um meio. Conteúdo com uma ascese externa em matéria de somente o corpo é insuficiente. Para que serve comida privado se o coração não faz jejum, se os pensamentos se multiplicar em sua mobilidade dissipar o espírito? Ascetismo tende a cortar as raízes de narcisismo, ou melhor ainda como root perpetuamente, como a hidra de sete cabeças, quando um corte, outro cresce. Os egos são numerosas: quando se olha morto, outro surge. Para o homem moderno, o ascetismo também requer constante questionada. Isto não é para alimentar dúvidas e preocupações, mas para colocar pontos de interrogação são respondidas, não só para uma compreensão mais profunda. O ascetismo é um destacamento permanente que precisava de disciplina no modo de vida, nutrição, sono e ter um trabalho divertido, ler, pensar e se comportar com os outros. O ascetismo do intelecto não se pode confundir o essencial com o acessório, não se dispersam em conversas não apenas o que está além da razão, mas também inteligência. Assim, contínuos resultados ascetismo em um domínio perfeito.

Para o cristão, a oração é acompanhada por uma constante. Esta é uma liturgia perpétua no interior. Esta liturgia faz uso das palavras, na sua cimeira torna-se silencioso. Ele está disponível para receber a "graça" sem o qual nenhum passo na vida interior poderia ser. A oração não só é chamado, também é louvor, gratidão, confiança e abandono. A oração é dirigida a uma presença que é comumente chamado de Deus.



A educação do corpo


O corpo é educado. Isto requer a compreensão de que a violência como tal. Inicialmente, o esforço pode ser experimentado em sua dureza. Na medida em que a espontaneidade torna-se um estado, o comportamento continua sem tensão. Para o homem interior, a educação do corpo é constantemente perseguido. Deixe por causa de seu peso e suas exigências seria expô-lo a encontrá-lo, mais cedo ou mais tarde, como um obstáculo. Isolar e menospreciándolo, o homem está dividido e dividido, está perdido. Exercícios de relaxamento e respiração, estar atento aos órgãos de incentivá-los no seu bom funcionamento, assegurar a sua vitalidade. Tenha confiança em seu corpo é uma boa atitude, e se apega a ele enormemente. O corpo é "pass" devem ser bem tratados sem a outra parte de seu escravo. Não ocorreram alterações corporais como você se move de montagem. A corda deve ser esticados para vibrar, mas sem a tensão de interrupção.

O homem parece reduzir o corpo para a maioria dos indivíduos, ea atividade sexual não é só prazer, mas o valor de mercado acima, no teatro e cinema. A vida interior respeita o corpo, no entanto, há muito tempo tendem a desprezar. Este está a ser mal-intencionado vem se tornando a única procurados. Ascetismo dá o corpo seu lugar, ao mesmo tempo ensina o espírito para manter o serviço.



A agonia de auto-


Por causa do acúmulo de calor produzido pelo ascetismo, a oração, meditação, acalmar o corpo, intelecto e coração, o ego começa a derreter, em seguida, de fusão. O assunto não é mais preocupado consigo mesmo, aqui ele é privado de projetos e desejos. Cruzes e "noite" descrita por João da Cruz. Nada atrai e tudo parece sem graça. A necessidade de atender a agonia de seu ego pode parecer dolorosa, mas os autores não hesitam em recomendar espiritual para esta morte. Esta agonia é esta morte leva ao descolamento da pobreza, e particularmente o abandono da vontade. Quando o homem deixa o seu ego, ou melhor, seus egos , a alegria vem.



O PROFESSOR espiritual necessária


O homem que inicia uma investigação interna está na necessidade de orientação? Uma vez, nos Padres do Deserto e nas escolas de iniciação do Leste, o discípulo morava perto de seu senhor. A existência comum era preferível que o ensino fosse perfeitamente adaptada à capacidade de quem o recebeu. Ver viver, observar o comportamento do aluno quebra a ilusão de que poderia ter. O discípulo é mal compreendido e que ele diz é raramente o caso, está confuso sobre si mesmo por falta de discernimento e de fidelidade. Apenas um sujeito já formado é capaz de revelar a essência de quem conduz. Por causa das reações mais ou menos previsível do assunto, o mestre espiritual correria o risco de perturbar seu discípulo e, mesmo sem vê-lo guiando profundamente perturbador de vez em quando. Certamente, um bom professor pode acompanhar a sua distância da pupila, mas esses casos são raros, tão raros são os verdadeiros mestres e raros bons discípulos.

No nosso tempo, pelo menos no Ocidente, a raça dos diretores espirituais é evacuado enquanto se multiplicam pseudo-professores. É melhor estar sozinho do que guiado por alguém que leva a becos sem saída ou esterilizar a vocação interior. No entanto, no início e durante a viagem, que seria melhor para ser iniciado na vida interior, se tivermos o risco de tomar caminhos falsos, para viver na ilusão e uma total falta de lucidez. Encontrando um ser de luz é por vezes necessária para causar a estimulação da viagem interior. Quando um discípulo realmente penetrado a sua dimensão de profundidade, mesmo em sua ausência, o mestre espiritual se faz presente.



A escolha das leituras


A falta de professor, o aluno contará com os especialistas autores da pesquisa no interior. O perigo aqui é dispersar e ler em vão. Seria o suficiente para ficar firme em um guia sem bicando aleatória. Se, por exemplo, um motor de busca para tirar as obras de Meister Eckhart para ajudar na sua vida interior, poderia facilmente dedicar vários anos de sua vida à meditação de seus trabalhos, mas não seria fechada, mas a leitura dos Padres da Igreja , particularmente a capadócios (Basílio, Gregório de Nissa e Gregório Nazianzeno) dos Padres do Deserto, Cartuxos autores, cistercienses da Idade Média e também da escola renana. É preferível ler diretamente os textos ou traduções através de uma melhor utilização dos seus comentaristas. A vida interior não tem data, não importa se os autores são antigos e estão no estilo de seu tempo. Além disso, a verdadeira linguagem espiritual nunca é diminuída pelo tempo.



A Bíblia


Para um cristão, o melhor ensinamento é encontrado na Bíblia. É através do Antigo e Novo Testamento como o sujeito é levado a seu interior. A leitura frequente de Gênesis, os Salmos, dos Profetas, a Sabedoria, Eclesiastes e Provérbios será particularmente mantido com os livros do Novo Testamento. Não é apenas ler, mas para aprofundar, para "mastigar" ea palavra divina será agindo na alma, coração e espírito.

Nas escolas monásticas (beneditinos, cartuxos, cistercienses), a prioridade é sempre dada à Bíblia, tanto no escritório como na lectio divina . Hoje, os beneditinos e cistercienses abadias alegremente aberto a pessoas de fora, favorecendo os retiros de silêncio. Alguns podem achar que casas de paz e de enriquecimento. No entanto, vivendo no mundo ou a permanência para a vida em uma comunidade religiosa tem objectivos muito diferentes. Mesmo nos claustros, os monges com a falta de formadores, contemplativa verdadeiramente excepcional. Também seria injusto para pessoas de fora vêm perturbar a pacata vida de homens e mulheres que escolheram a melhor faculdade de perseguir "todas as medidas necessárias": o encontro ea união com a divindade. A doença da alma pode levar transferências e manter o principal dirigido e psicologismo de uma lei ruim, uma vez que não é libertador. E isto especialmente como os mosteiros de fora dos Cartuxos fechado para todos exterioridade está olhando-se desde o último conselho e, portanto, em um período de mutação. No entanto, existem novas bases de espírito contemplativo e ainda em aberto e convidativo, permitindo que aqueles que querem aprender a rezar e penetrar em sua dimensão de profundidade.



O silêncio interior


A coisa mais importante na ordem da vida interior é que a busca de seu silêncio interior é mantido dentro de si mesmo e tomar na medida do possível, momentos de meditação, silêncio e retiro. Dependendo da intensidade de sua escuta, vai ser conduzido, guiado, formado, na condição de em um perpétuo estado de vigília, com uma vigilância mais intensa em que ninguém de fora para vê-lo, repreendê-lo ou encorajá-lo.

Atualmente, o cristão é dado de bom grado para yoga e zen. Estes métodos são capazes de promover a investigação interna precioso na condição de que ele abandone sua opção cristã no entanto, se você deve mantê-lo de qualquer maneira. A maioria dos cristãos são ignorantes da verdadeira tradição cristã e pensar que não existem métodos dentro do cristianismo para abordar e aprofundar a vida interior. No entanto, há uma maneira observada, principalmente nos mosteiros ortodoxos, que hoje fez entrada na maioria dos conventos cristãos, é praticada não só pelos monges, mas também por aqueles que vivem fora do claustro: este é o hesicasmo.

A internalização hesicasmo é um método que leva a uma melhoria que leva à deificação. O hesicasmo repousa na prática da hesyquia . Este termo, que significa descanso, tranquilidade calma, não, exclusivo para a linguagem religiosa, é conhecido na profanação uso grego. A aquisição de calma e tranquilidade deste preocupações do corpo (jejum, vigília, trabalho) após a psique (alma) e, finalmente, o espírito, despertando suas energias latentes. A importância dada aos pensamentos que podem prejudicar o coração e perturbam. O discurso interno rejeita hesicasmo, interrogatórios inúteis, falsos problemas que dispersam a atividade do intelecto. Além disso, rejeita todas as idéias sobre Deus que estão em risco de abrir uma distância entre o sujeito ea divindade reduzir este a um objeto externo é um ídolo. O resto que conduz para a prática da hesyquia não é estático, mas dinâmico de profundidade. Ele pode ser visto como um encontro de várias energias, como a conquista da unidade perfeita entre corpo, alma e espírito.



Oração ininterrupta


Estabelecida no coração considerado como o centro se (de acordo com a tradição oriental), o Hesicasta é entregue ao oração de Jesus na respiração. Ele repete incansavelmente como um mantra. É o lugar onde o coração está firme, onde a presença de Cristo. Esta frase virou prisão se chama o coração puro Oração ela concorda em se tornar livre para a liberdade de pensamentos errantes e pura como um espelho perfeitamente limpo. A famosa oração de Jesus é, portanto, a repetição contínua das palavras: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem misericórdia de mim." Esta oração está no centro dos textos reunidos sob o nome de Philokalia.



JUSTIFICATIVA DO SEGREDO DA ALMA


A jornada interior leva à descoberta das profundezas da alma. "Há na alma um fundo secreto de que" surgem do conhecimento e amor, esse "algo" não conhece e não ama, são os poderes da alma que conhece e ama ( Meister Eckhart, Tratados e Sermões ). Esse fundo secreto tem passado nem futuro. De momento, o homem penetra-lo, está situado fora do tempo e do espaço. Assim, a viagem interior da vida termina na eternidade, onde não há nada a ganhar e nada a acrescentar, nada a ganhar e nada a perder. "Este fundo tem percebido que o segredo está bem-aventurança" ( Eckhart )

Chegar ao fundo, esta é a aposta da vida interior e de alguma forma o seu segredo. Estamos tão longe de aspectos dogmáticos e morais do cristianismo às vezes sobrecarregado. A lei, por exemplo, que está presente no mandamentos, é fornecido como uma tabela, de modo externalidade um, e não se preocupa com a vida interior em si. Mas, claramente, que está se dirigindo em direção à traseira do seu ser domina suas paixões e desejos, ou mais precisamente, eles tornaram-se separada dele.

O homem interior sabe que tem que sair, ele é abandonado pelas dispersões. Quando uma criança cresce, deixa seus jogos, ou melhor, deixá-lo jogar. Mais ainda, a larva de borboleta que foi esquecido, rastejando como uma cobra, voam, e essa é a sua felicidade resultante da sua vocação como uma borboleta. Assim, quando o homem toca o fundo, é transformada. Há um milagre produzido pela vida interior.



EXPERIÊNCIA, ILUMINAÇÃO deificação,


Na medida em que a experiência é refinado, sutil experiência se torna. Na primeira, o homem está consciente do que ele descobre. Enquanto isso tem consciência limpa, sua descoberta não tem profundidade. Você só pode falar de uma aproximação, desde a descoberta real, coleta, é transconsciente em sua penetração. O místico não sabe que agora, e não sabe que sabe, assim como o sol brilha e aquece e luzes. Então, o amor é só o amor, nada mais e nada menos.

Na experiência sutil da vida interior, o estado de ignorância leva a consciência do conhecimento. Conhecimento puro é de um extático, porque é indiferenciado, não podia ocorrer ao nível dos sentidos externas e internas. É além de onde a iluminação ocorre. Esta surge de repente, inesperadamente. Assim, a iluminação exceder um estado pessoal. Certamente, o sujeito vivencia uma experiência própria, mas não manteve como um "ter", uma vez que já não têm qualquer desejo de possuir. A iluminação torna-se um Estado não sujeitos a alternativa, já que em sua plenitude para além do assunto recebê-lo ou, mais precisamente, o sujeito não tentar mantê-la como uma mercadoria em si. Isso espalha a luz no cosmos de uma maneira difusa, ela é brilhante, cheio de ternura.

Todos os que têm fome de interior pode, assim, receber uma mão anônima para encontrar não importa onde eles estão. O tempo eo espaço não poderia intervir. O homem iluminado é mantido em um vácuo supramental que lhe permite assistir como um espectador para o desenvolvimento de sua própria existência. Desejos particulares e projetos, é além do sofrimento, dispersões e morte de fracionamento em si é sobrecarregado com todas as ansiedades que o acompanham.



O homem tornou-se transfigurado em silêncio


Chega um momento em que todos os estados sucessivos estão por trás dele: e não há nada, mas a transfiguração. A unidade é felicidade indescritível, mas também é perfeita simplicidade e distinção, porque está expressa em perfeita liberdade. Assim, o homem transfigurado não é visível, que só é reconhecível por aqueles que realizam a mesma pesquisa.

Quando o homem é iluminado e transfigurado, não existe um caminho para ele, problemas ou questões, ou mesmo imagens alegóricas ou simbólicas, utiliza-los apenas para se expressar. Tudo tornou-se lugar tranquilo. Deificado, endeusado, porque ele projeta nas sementes cosmos de metamorfose. Para sua vida interior, o homem morreu e ressuscitou Cristo continua o trabalho no universo. Nem mesmo falar de Deus, porque se tornou um testemunho vivo da vida divina. Nomear uma presença ausente não precisa ser evocado: ele está lá.



A influência do mundo exterior


"Os eventos se desenrolam no mundo espiritual antes de manifestar na realidade exterior da história. Tudo o que acontece no mundo tem uma fonte espiritual interior. " Nicolas Berdyaev Este comentário é significativo. Especifica a importância da vida interior e seu impacto no mundo. A poluição que é predominante na água, ar e terra, é o resultado da poluição no coração do homem. Um tal poluição significa sua agonia.

Nada será perdido, pois há homens que se tornaram vivas graças à plenitude de sua vida interior. Eles fazem um presente da plenitude do universo e salvar transfigurando.

Marie Madeleine Davy

Originalmente publicado em: Questão de ... # 116: Marie-Madeleine Davy, Les Chemins de la profondeur. TRIMESTRIELLE Revue - Albin Michel, BP 21-84220 Gordes (França)

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