Translate

Pesquisar este blog

"Não é nada humilde insistir em ser quem não somos.". (Thomas Merton)"»♥«

«Quaisquer que sejam teus sofrimentos, a vitória sobre eles está no silêncio.»(Abade Pastor) »♥«

quarta-feira, abril 9

E o seu olhar?


Em nenhum dos evangelho está escrito que Jesus sorriu, mas que Jesus chorou. Porém, em várias passagens podemos notar que Jesus tinha um olhar de compaixão, de piedade e de misericórdia.
Jesus teve compaixão de várias pessoas, e não os deixou sem uma lembrança do seu olhar. Eu não os vi, mas imagino a alegria do Cego de Jericó ao encontrar-se com Jesus e sentir o seu olhar, e ainda mais, ser curado da sua cegueira. Imagino a felicidade da Samaritana ao descobrir que ele era exatamente o Messias que estava escrito nos pergaminhos do seu povo. E como não pensar e viajar pelo o nosso interior lembrando o convite de Jesus a Pedro Tiago e João!

Como deveria ser o olhar de Jesus para aquela multidão que O escutava e como eles ficavam vendo o seu olhar de Mestre, e ao mesmo tempo de Pai e de Irmão? 
Meu amigo(a), o olhar de Jesus sempre cativava as pessoas, o seu olhar iluminava a alma de todos no mais profundo do seu ser e não os deixava mais sossegados. Todos que eram curados sentiam em suas almas a alegria desse encontro, e não esqueciam o olhar daquele Jovem de Nazaré.

Mas vamos refletir sobre Maria Madalena, a pecadora arrependida. Em Jo 20, 1-9 vamos viver a cena de Jesus olhando para aquela mulher cheia de pecados. Uma mulher que não tinha valor, a sociedade daquela época não valorizava a mulher, e muito menos prostitutas. Então já podemos imaginar a vida daquela mulher em meio a sociedade de seu tempo. Com a sua profissão ela deveria ter muito dinheiro ou o suficiente para comprar o perfume que lavou os pés do Mestre.
Creio que foi um momento muito lindo, emocionante e único, pois aquela mulher com a sua alma destruída, um passado nada agradável aos olhos da sua sociedade de repente encontra-se face a face com o Senhor.
Naquele momento, cai os seus pecados, sua lágrimas banham os pés do Mestre, e os seus cabelos os enxugam. Eu não tenho dúvida de que o olhar de Jesus sob aquela mulher a fez desmoronar-se num choro de arrependimento. Não precisava Jesus falar mais nada para ela, não carecia mias repreensões porque o seu olhar foi suficiente para que ela descobrir-se o modo de vida imoral, indecente e pecaminoso que ela vivia.
Jesus cativava e repreendia a todos com o seu olhar. Porém, o seu olhar era mano, humilde e cheio de misericórdia.

Meu irmão, minha irmã, qual o seu olhar diante do seu irmão?
Como olhar para o outro que que nos fez tanto mal?
Como olhar para aqueles que nos provocam, nos caluniam, nos julgam e nos condenam?

O mundo está cheio de pessoas que não sabem olhar para o outro, são pessoas que olham para os outros com olhar de reprovação, de humilhação. Às vezes nas ruas pessoas olham para mim como se fossem dizer que a vida não p´resta, que a vida deles é uma droga, que o casamento não vai bem, que os pais não gostam deles, mas muitas vezes pessoas me olham com um olhar de sofrimento, de angústia, de dor e de abandono...

O nosso olhar deve ser sempre um olhar de bondade, de ternura e de carinho. Muitas vezes podemos ferir uma pessoa com apenas a forma de como olhamos para ela. E ferir a alma de uma pessoa é muito ruim, humilhar, desprezar, julgar uma pessoa com o jeito em que a observamos com os olhos é triste demais.

Cuidado com a forma em que olha para o outro. Com o seu olhar você pode conquistar muitas pessoas e com este mesmo olhar você também pode destruir a alma de muitas pessoas.

Fique com Deus!
PAZ E BEM!!!!
Ir. Tarcísio Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário