Translate

Pesquisar este blog

"Não é nada humilde insistir em ser quem não somos.". (Thomas Merton)"»♥«

«Quaisquer que sejam teus sofrimentos, a vitória sobre eles está no silêncio.»(Abade Pastor) »♥«

segunda-feira, junho 9

A Caridade Perfeita

Irmãs Escolares de São Francisco de Assis

Do que adianta muitas orações, meditações, leituras e devoções? Se no seu coração você guarda mágoas, rancores, ódio e vingança?
Meu irmão, minha irmã, eu não estou lhe acusando, eu estou fazendo você refletir sobre o amor infinito de Deus que existe e que precisa ser posto em prática através da doação de si mesmo.

Nos nossos relacionamentos muitas vezes somos intolerantes, impacientes e quase sempre ditadores de nossas idéias, pensamentos e opiniões. O egoísmo se instala de tal forma que você não tem tempo de ouvir o outro, não existe o respeito mútuo e nem a consideração.

Faltamos com a humildade, o carinho e por fim com a caridade.
Não sabemos lidar com divergências de pensamentos, não respeitamos o que o outro nos diz e nem queremos entender o que ele nos fala.

Assim como também na sociedade, no meio familiar, no nosso trabalho não estamos amadurecidos o suficiente para conviver no meio dos outros. Somos como folhas secas, intocáveis. Nos inflamamos com tudo, nos ofendemos e nunca estamos preparados para perdoar, suportar e esquecer os defeitos do outros. Todos nós devemos defeitos, limitações e estamos sempre procurando os defeitos dos outros. E quando os descobrimos as nossas primeiras intensões são de condenar e julgar.

Lembrando a condenação de Jesus nós O vimos sempre paciente. Foi interrogado e com paciência e sabedoria respondeu ao seu acusador. Foi martirizado e não abriu a boca como profetizara o profeta Isaías, (cf 53,7). Tudo ele suportou com amor e paciência. Os insultos, as blasfêmias, as chicotadas, as escárnios e todo tipo de ofensas. Ele nos deu o exemplo de saber viver e conviver em meio as tempestades, aos perigos e acusações...

Num mundo violento em que vivemos é preciso amadurecimento, enriquecimento espiritual a fim de vivermos a paz, o perdão, e a alegria de filhos de Deus.

Não queira medir esforços com aqueles que venham te ofender, e saiba viver em paz suportando muitas vezes os defeitos dos outros, sabendo perdoar, e tentando amá-los, isso é caridade. A caridade nos leva a viver e conviver mesmo em meio a pessoas com o coração mesquinho cheio de maldade e más pretensões. O mundo está cheio de pessoas sem caráter, sem formação, vazios de espiritualidade e longe de serem bons. Mas você meu irmão, minha irmã, tem a obrigação de como cristãos fazer com essa pessoas se convertam, e busquem a Verdadeira luz, Jesus Cristo. A caridade é você saber muitas vezes ignorar a ignorância do outro, é deixar passar despercebida toda e qualquer ofensa ou saber tolerar os defeitos dos outros.
Precisamos aprender que a nossa vida em busca da perfeição e santidade não consiste apenas em nossas práticas devocionais, isso é importante e deve ser buscado. Mas não adianta ser um homem de oração, de meditação, de leitura se não tiver no coração a caridade, e uma vez tendo essa caridade ela deve vir de encontro com o seu irmão na busca da verdadeira perfeição como diz Santa Terezinha - "A caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros." E num outro momento ela nos alerta:"A caridade não deve ficar fechada no fundo do coração."(Santa Terezinha do M. Jesus).
Fique com Deus!
PAZ E BEM!!!
Tarcísio Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário