Translate

Pesquisar este blog

"Não é nada humilde insistir em ser quem não somos.". (Thomas Merton)"»♥«

«Quaisquer que sejam teus sofrimentos, a vitória sobre eles está no silêncio.»(Abade Pastor) »♥«

segunda-feira, maio 25

As duas montanhas


Durante a nossa vida nos deparamos com várias montanhas, mas aqui quero falar de duas montanhas que talvez sejam as que mais nos põe à prova durante a nossa vida.

As altas montanhas que temos que escalá-las são de certa forma desafiadoras e entre as duas uma devemos evitá-la, mas infelizmente muitas pessoas escalam uma delas sem nenhuma dificuldade e sem medo de chegar ao topo.

Vamos refletir sobre a montanha do ORGULHO.

Essa montanha leva a pessoa a escalá-la sem muitas vezes percebê-la. O indivíduo vai escalando-a todos os dias e todos os dias ele se sente vitorioso, guerreiro. Sem perceber os obstáculos, os perigos, ele alimenta em seu ego sempre mais o desejo de subir. Com isso ele não se preocupa em fazer mal ao outro, em derrubar quem está a sua frente. Não se sente culpado se está prejudicando, massacrando ou destruindo vidas. O orgulhoso só tem olhos para si mesmo e para o mal que semeia no meio onde vive.

O mais drástico desta aventura é ao chegar ao topo ele encontrará um tribunal que o julgará, e só assim ele perceberá que essa escalada foi a pior coisa de sua vida. Que esta montanha jamis deveria ter aparecido á sua frente. Tarde demais ele descobriu isso, infelizmente o seu esforço foi em vão, subiu a montanha do orgulho, e essa montanha nada tinha para lhe oferecer. O seu orgulho serviu para destruir a si mesmo. O orgulhoso escala a montanha do orgulho e quando chega no topo ele cai sem ter quem o defenda. Usa a montanha do orgulho para destruir o seu próprio orgulho! Pois Deus detesta o orgulhoso, e lá no topo Ele não aceita esse tipo de escalador!

Vamos refletir sobre a montanha da HUMILDADE.

Essa montanha nos leva ao topo, sempre que o escalador inteligente, humilde, cheio de Deus opta por escalá-la ele chega ao topo vitorioso e os anjos fazem festa na sua chegada. O homem humilde tem a proteção, e a luz divina. Ao contrário do outro escalador, esse suporta muitas pedras que vão caindo contra ele durante a escalada, suporta ventos fortes que o faz balançar, mas ele não cai, segura firme, resiste, porque com Ele está o Senhor.
A humildade leva o ser humano até o topo da montanha e quando ele chegar ao topo, olha para baixo e percebe que correu grande perigo, mas sabe também que quando se escala, caminha com Deus nada o derrubará. O humilde para chegar ao topo ele caminha com paciência, sabedoria, simplicidade, e com muita fé. Mantem sempre o cuidado de não prejudicar os outros, de dar oportunidade aos que querem também vencer. Detesta a arrogância, não fica feliz com a miséria alheia e não humilha o seu semelhante.

Que o Espírito Santo ilumine a mente e o coração de cada um de nós a fim de que subamos a montanha da HUMILDADE, SEMPRE!

Fique com Deus!
PAZ E BEM!!!
Tarcísio Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário