Translate

Pesquisar este blog

"Não é nada humilde insistir em ser quem não somos.". (Thomas Merton)"»♥«

«Quaisquer que sejam teus sofrimentos, a vitória sobre eles está no silêncio.»(Abade Pastor) »♥«

segunda-feira, julho 28

O que pode ser a liberdade?


Deus nos criou e nos deixou livres... livres para amar, trabalhar, sorrir, correr, andar, sonhar, e fazer tudo que achamos natural e legal na nossa vida. Mas será que tudo nos convém? Será que alguns dos nosso comportamentos correspondem com essa liberdade que Deus quer para nós?
Na primeira carta de São Paulo aos Coríntios ele diz: "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma." (ICor 6,12).
Se seguirmos o pensamento de Paulo logo entenderemos que nem tudo que o mundo nos oferece é bom e sendo assim não podemos nos deixar dominar por essas coisas.
Então, de posse da liberdade, muitos se acham livres para praticar roubos, usar drogas, falar mal dos outros, namorar e fazer sexo com quem tiver vontade. Ganhar muito dinheiro, cuidar de seus interesses e os outros que se dane. Pensam assim: sou livre, faço que me der na telha, não devo pra ninguém sou dono do meu nariz...
Pensar assim é ser pobre de espírito, ignorante, e está longe de ser amigo de Deus. a liberdade é algo profundo, bonito de se viver quando sabemos impor limites aos nosso desejos, aptidões e vontade própria. A nossa liberdade deve ser sempre em comunhão com a vontade de Deus, pois se torna uma liberdade madura e que nos conduz em segurança neste mundo. A liberdade é aquilo que você se sente livre para decidir sempre o caminho do bem. Santo Tomás de Aquino (1225-1274), filósofo e teólogo medieval, afirmou que "liberdade é a tendência natural do próprio ser humano de agir de acordo com a vontade de Deus, ou seja, agir de acordo com o bem" (TOMÁS DE AQUINO, 2002)
Se Deus lhe deu inteligência, sabedoria e raciocínio você tem obrigação de viver a sua liberdade para o bem, é usar a sua vontade sempre para o bem.
Está claro segundo o pensamento De Tomás de Aquino que podemos muito bem evitar o mal e praticar o bem usando a liberdade de filho de Deus. Daí entra o comportamento da renúncia onde você sabe que é livre para praticar o que é mal para você e consequentemente para um determinado grupo social, como a sua comunidade, mas você tem também a liberdade de decidir a não praticar tal mal porque você é conhecedor do bem e do mal.
Que a sua liberdade seja sempre para se libertar do que é mal, para você e para a sociedade em que vive!
Fique com Deus!
Tarcísio Silva
PAZ E BEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário