Translate

Pesquisar este blog

"Não é nada humilde insistir em ser quem não somos.". (Thomas Merton)"»♥«

«Quaisquer que sejam teus sofrimentos, a vitória sobre eles está no silêncio.»(Abade Pastor) »♥«

sexta-feira, novembro 30

A Disciplina da Mente


A DISCIPLINA DA MENTE
   
1. Proteja sua mente de conhecimentos prejudiciais e inúteis.
2. Cultive em sua mente o conhecimento espiritual.
CONHECIMENTOS INÚTEIS:
Se você deseja ir ao encalço da perfeição Cristã, você tem que
proteger sua mente das informações que são inúteis para sua alma.
Infelizmente esta é uma era de informação e informação
tecnológica, e o mundo está nos oferecendo isso como nunca
antes. Uma explosão de informação atravéz da TV, livros,
revistas, jornais e por último mas nao o menos importante, a
internet. Mas isso nos leva ao que eu chamo de poluição da mente
com informações inúteis. Hoje nós temos viciados em
informação, pessoas que procuram informação, não para melhorar
sua eficiência no trabalho, mas informação para sí mesmo.
São Paulo nos escreve em 1 Cor 2:2, “Julguei não saber coisa
alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo Crucificado”.
É somente esse conhecimento que São Paulo julga importante,
Jesus e a entrega de sua vida na cruz.
Eclesiastes 1:18 nos fala, “Porque no acúmulo de sabedoria,
acumula-se tristeza, e quem aumenta a ciência, aumenta a dor”.
O primeiro exemplo de conhecimento inútil é o excesso em
assistir noticiários. É bom saber o que está acontecendo ao nosso
redor e no mundo, mas ficar obcecado em procurar saber a cada
minuto todos os detalhes sobre um acontecimento, não é útil para
quem está procurando a perfeição Cristã. As redes de Televisão,
respondendo ao apetite desenfreado das pessoas sobre notícias,
inventaram os canais de  notícias 24 horas.
Tome como exemplo o julgamento do ex-jogador de futebol
americano O.J.Simpson, que foi o evento de maior audiência em
todo o mundo. Eu posso entender se fôsse uma final de uma Copado Mundo, mas um julgamento? O que eu poderia tirar de
proveitoso disso? Nada, nem para a minha alma, mente ou corpo.
Deixe-me falar a respeito de um “exercício” que eu pratico
durante a quaresma, eu me recuso a ouvir as notícias sejam pelo
rádio, jornais ou revistas. É claro que também não assisto
televisão. Acreditem-me, eu não perco nada de importante, pelo
contrário, minha mente fica livre dessa “poluição” de informações
e passa a trabalhar melhor.
Existe uma estória que fala sobre dois monges que estavam
sentados conversando, quando um deles levantou-se e foi para sua
cela (quarto); o outro monge o viu andando em circulos e então
esse perguntou o que ele estava fazendo. O monge respondeu:
“estou me livrando de tudo o que é do mundo a respeito de nossa
conversa, pois eu não quero levar esses assuntos para dentro de
minha cela”.
O segundo exemplo de conhecimento inútil é a curiosidade
ociosa. Procurar informações sobre muitas coisas somente com o
propósito de conhecer mais! Como isso pode me prejudicar? Bem, os
os Padres dizem que este tipo de excesso de conhecimento geral,
leva-me a pensar que eu sei mais que os outros e isso me leva ao
orgulho e arrogância. Isto também leva à falar muito, porque eu quero
exibir meu conhecimento aos outros. Teophan o Recluso nos diz que
no final das contas, nossa mente se torna um ídolo a qual nós
adoramos. Nós nos tornamos teimosos, recusamos pedir ou aceitar
conselhos porque sabemos tudo ! Isto é orgulho da mente, a qual nos
leva à depender de nós mesmos, até mesmo em assuntos espirituais, o
que se torna muito perigoso.
Se você quer buscar a perfeição Cristã, você tem que afastar
sua mente deste vício do conhecimento. São Paulo nos diz em
Corintios 3:18-19, “ ...Se alguém dentre vós se julga sábio à maneira
deste mundo, faça-se tolo para tornar-se sábio, porque a sabedoria
deste deste mundo é tolice diante de Deus”. Sabedoria espiritual e
sabedoria do mundo, não andam de mãos dadas. As pessoas que
procuram a sabedoria deste mundo de um modo excessivo,
frequentemente se tornam ateus. Orgulhosos de suas mentes convencidas,
eles negam a Deus, o criador de suas mentes. Disto São
Paulo nos diz em 1 Timóteo 6:20-21 “ Ó Timóteo, guarda bem o que
te foi confiado! Evita as conversas frívolas e mundanas, assim como
as contradições de pretensa ciência. Alguns, por seguí-las, se
transviaram da fé. A graça esteja convosco”.
No Salmo 72:22-24 o profeta Daví diz, “ Eu ignorava, não
entendia, como um anima qualquer. Mas estarei sempre convosco,
porque vós me tomastes pela mão. Vossos designios me conduzirão e,
por fim, na glória me acolhereis”. Este é o significado de se tornar
tolo para ser sábio. Se você declara sua tolice perante Deus, Ele
segurará na sua mão direita, te guiará com Seu conselho e
posteriormente te receberá para a glória.
A curiosidade levou a mulher de Lot à morte. E o Senhor nos
dá o mesmo exemplo em nos prevenir sobre a curiosidade no tempo
do Anticristo. Em Mateus 24:15-18 o Senhor nos diz, “ Quando
virdes estabelecida no lugar santo a abominação da desolação que foi
predita pelo profeta Daniel, (o leitor entenda bem) então os habitantes
da Judéia fujam para as montanhas. Aquele que está no terraço da
casa não desça para tomar o que está em sua casa. E aquele que está
no campo, não volte para buscar suas vestimentas”.
Isto significa que é para evitar encontrar, ver ou escutar o
Anticristo à todo o custo, simplesmente escapar dele. Pessoas que
tem muita curiosidade, que quer só dar uma olhada, morrerá como a
mulher de Lot. Naquele dia, quem estiver no terraço e suas coisas na
casa, não deverá descer para pegar nada; e quem estiver no campo, da
mesma forma, não deve retornar. Lembre-se da mulher de Lot.
Naqueles dias, deveremos frear toda curiosidade de ver TV,
de escutar radio, em ir “encontros para renascer” ou ter qualquer
curiosidade em saber algo sobre ele. São João Crisóstomo nos
previne, “Ele não disse, `Vá e não acredite; mas `Não vá adiante, nem
afaste-se para lá’. Pois grande será o engano, porque até milagres
enganosos são feitos”. Se você ignorar estes conselhos e seguir sua
curiosidade você será enganado e perecerá.
É por isso que é bom para você se exercitar em jejuar da TV
durante a Quaresma, assim quando o tempo do Anticristo vier sobre
nós, poderemos nos livrar da TV completamente e manter nossos
olhos fixados no Céu aguardando pela vinda do Senhor nas nuvens
para nos juntar com Ele.
Outra tipo de curiosidade mortal é a curiosidade sobre o
Oculto, Bruxaria, Placa de Ouija e coisas deste tipo, as quais podem
levar à posseções demoníacas e suicídio ou assassinato.
Até agora falamos sobre conhecimento inútil, agora vamos
falar sobre conhecimentos prejudiciais. Isto é uma obsceção em
saber coisas sobre outras pessoas, ou o que a Bíblia chama de ser uma
pessoa intrometida. Em 1 Pedro 4:15 está escrito: “ Que ninguém de
vós sofra como homicida, ou ladrão, ou difamador, ou cobiçador do
alheio”.
A obscessão em saber sobre as coisas dos outros é a raiz da
fofoca. O maligno pode te convencer que você deve saber aquelas
coisas, porque assim você poderá ajudar as outras pessoas. Porém, eu
posso rezar por uma pessoa que está doente sem ter conhecimento do
tipo de doença que ela tem. Eu posso ajudar alguém a se mudar para
uma casa nova sem saber o quanto ela pagou pela casa. Ou ainda, dar
os parabéns à alguém pelo seu novo emprego sem saber o quanto ele
vai ganhar de salário. Especialmente os jovens são obscecados em
saber os “segredos” de seus amigos. Se você não me conta os seus
segredos, então você não é o melhor amigo. Ou, eu te conto os meus
segredos se você me contar os seus. Este é um conhecimento
prejudicial e a Bíblia nos diz que ser uma pessoa intro-medita é tão
mal quanto for um assassino ou um ladrão. Muitas pessoas vem à
mim queixando-se sobre outros que estão querendo saber de suas
vidas. Algumas delas ainda me dizem: “eu tenho até que mentir as
vezes porque não quero que os outros saibam de meus assuntos
pessoais.” A minha resposta à elas e sempre a mesma: “não minta,
somente diga à elas que esse é um assunto particular!” E se elas
ficarem aborrecidas com isso e não quiserem mais falar com você,
não se preocupe, isso é porque elas não eram suas verdadeiras
amigas. Verdadeiros amigos respeitam a privacidade de seus amigos
ao invés de insistirem com eles em querer saber seus segredos.
Fonte:www.stmaryscopticorthodox.ca
Fique com Deus!
PAZ E BEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário